Ortopedia Veterinária

A ortopedia veterinária é possivelmente uma das áreas que mais evoluiu nos últimos anos no Brasil. As pessoas estão cada vez mais próximas de seus animais de estimação, e com isto, percebem que seus animais estão mancando ou com dor, quando muitas vezes antigamente, não o faziam.

As rupturas de ligamentos, luxações e mesmo deformidades são muito comuns nos cães e gatos, e causam dor, precisando, na maioria das vezes de tratamento cirúrgico, que por serem procedimentos de alta complexidade, precisam ser realizados por profissionais especializados e com muita experiência. Em casos mais brandos, um tratamento conservador, com medicamentos, suplementos, mudança de estilo de vida e fisioterapia, pode ser suficiente.

Animais obesos têm a tendência a apresentar vários problemas de saúde, inclusive problemas ortopédicos, muito comum em animais mais velhos, mas que acontece muito mais precocemente em animais com sobrepeso. O tratamento exige ação de algumas especialidades veterinárias, incluindo o endocrinologista, que irá inicialmente descartar possíveis doenças endócrinas, e então iniciar o processo de perda de peso, com acompanhamento da dieta desenvolvida especificamente para cada animal.

O ortopedista fará o acompanhamento de problemas articulares e de coluna, ajudando a diminuir a dor e inflamação, além de avaliar outros possíveis problemas, como ruptura do ligamento cruzado cranial ou displasia coxofemoral, dentre outros.

O fisioterapeuta é peça fundamental no tratamento destes animais, ajudando tanto com exercícios para a redução do peso, quanto com tratamentos específicos visando diminuir as dores.

Finalmente, o acupunturista veterinário participa no controle da dor e inflamação, além de oferecer equilíbrio para o animal, o que também auxilia no processo de perda de peso.