Fisioterapia Veterinária

A Fisioterapia Veterinária é de grande importância na recuperação de pacientes com diagnóstico de lesões ortopédicas ou neurológicas, e ainda como auxiliar no manejo do sobrepeso, antes e/ou após o tratamento cirúrgico ou como coadjuvante no tratamento conservativo.

O tratamento proporciona a recuperação em menor tempo, evitando complicações secundárias, promovendo melhor funcionalidade física e aumentando a qualidade de vida do paciente.

As modalidades que podem ser utilizadas no tratamento dos pacientes são: termoterapia, eletroestimulação (TENS/FES), Laser terapêutico, Fototerapia, Magnetoterapia, Cinesioterapia e Massagem; que possuem característica analgésica e anti-inflamatória, acelera a cicatrização, melhora a amplitude de movimento articular, promove o fortalecimento muscular e a restauração da função neuromuscular.

O tempo de tratamento ou número de sessões depende da afecção, tempo de evolução, dores compensatórias, auxílio do proprietário no manejo, sequência de tratamento e resposta individual de cada paciente.

A fisioterapia é essencial para complementar tratamentos ortopédicos, neurológicos e para controle de sobrepeso.

Laser Terapêutico

O laser terapêutico veterinário ajuda a cicatrizar feridas e lesões, cortes pós-operatórios, inflamações. Também pode ser usado em casos de dermatite, problemas de pele, bactérias, fungos ou parasitas.

Fototerapia

Aplicação de exposições repetidas e controladas de radiação ultravioleta para alteração da fisiologia cutânea e indução na regressão ou controle da evolução de diversas dermatoses.

Magnetoterapia

É uma terapia indicada para estimular a regeneração dos tecidos, é segura e não invasiva. A magnetoterapia atua como um analgésico, estimula trocas celulares, regenera células, melhora a oxigenação e nutrição tecidual.

É uma terapia não invasiva e segura, está indicada em casos em que é necessário estimular a regeneração dos tecidos. É indicada para tratamento de artroses, tendinites, fraturas e úlceras.

Cinesioterapia

É um tratamento de prevenção aos principais problemas de um pós-operatório de uma cirurgia ortopédica. Alongamento, fortalecimento, reprogramação estão dentre os tratamentos oferecidos.

Massagem

Serve para minimizar ou tratar problemas musculares caninos. Seu objetivo final é a recuperação e manutenção do físico dos cães.