Dermatologia Veterinária

A Dermatologia Veterinária, para cães e gatos, investiga e trata as causas de doenças na pele, pelos, orelhas e unhas dos pets.

Doença Cutânea

Os principais sinais percebidos pelo Tutor em seu Pet relacionados à doença cutânea são a coceira e a queda de pelos. Uma análise minuciosa deve ser, então, realizada para se obter o melhor tratamento para cada animal. Quando o cão ou gato apresentam essas alterações na pele, durante a consulta pergunta-se sobre alimentação, ambiente, comportamento e até, se possível, sobre os familiares do animal.

Após essa conversa inicial, uma avaliação física detalhada identifica cada alteração no corpo do Pet, observando lesões, alterações da pele, locais de queda de pelos além das orelhas, internamente. O próximo passo é a realização de exames de laboratório com as coletas de pele, pelos e secreções.

Após juntar todas as informações delineia-se um programa de tratamento e acompanhamento específico para cada caso. Em filhotes e adultos a investigação da doença é diferente, pois em cães e gatos adultos a apresentação de uma infecção cutânea sempre existe uma causa base, ou seja, não é somente tratar a infecção, mas também procurar o porquê de a infecção está presente.

Principais causas:

As principais causas responsáveis dos problemas cutâneos são: as alergias (ambiental e alimentar), doenças endócrinas e doenças auto-imunes.

Alergias

Podem ser causadas por diversos fatores como: higiene, parasitas e insetos. O que pode dificultar a origem dos problemas. Os sintomas podem ser irritação, descamação e até feridas na pele. Essas patologias podem ser causadas por pulgas, piolhos, carrapatos, fungos, produtos de limpeza, mofo, fumaça de cigarro.

Doenças endócrinas

São doenças que podem causar aumento na secreção ou deficiência hormonal.  As doenças endócrinas que afetam cães e gatos são as mesmas que atingem seres humanos, que levam à redução da qualidade de vida. O diagnóstico precoce e a prevenção são necessários para a saúde do pet. Essas patologias, geralmente, estão associadas ao envelhecimento dos pets, exigindo maior atenção dos donos nesse período de vida dos animais de estimação.

A ecocardiografia apresenta vantagens em relação ao exame de raio x, pois oferece imagens com mais detalhes e não emite radiação.

Doenças Autoimunes

As doenças autoimunes se caracterizam por uma falha no sistema imunológico que resulta em respostas imunes contra as próprias células e tecidos do corpo. Anticorpos ou linfócitos autorreativos são produzidos e atacam seletivamente determinadas células.

Um Dermatologista Veterinário é um profissional com experiência em pensar em todos esses fatores e conseguirá juntar as informações para identificar o diagnóstico e dar o melhor bem-estar ao seu Pet!